Lídia Fernandes Guimarães Leite, brasileira, recifense, residente em Olinda, advogada e aposentada, artesã e artista plástica, desde jovem gostava de desenhar e pintar, mostrando talento e criatividade no que fazia.

Sabendo que ao se aposentar, precisaria preencher o tempo, resolveu acordar o seu lado artístico adormecido, iniciando-se na pintura, em Dezembro/2009, no sítio histórico de Olinda, no atelier do professor Henry C. Melo.

Hoje é cadastrada como artista plástica (pintura) na Secretaria de Cultura de Olinda, desde 19 de abril de 2011, produzindo bastante na técnica óleo sobre tela, sendo a maioria de suas criações no estilo Naif.

Participou de diversas exposições e eventos: Exposição de Artes Plásticas-Olinda Arte e Cores I, na Biblioteca Municipal de Olinda/Carmo/PE, no período de 22 a 31 de janeiro de 2010. Participou também da exposição de Artes Plásticas-Olinda Arte e Cores II, também na Biblioteca Municipal de Olinda/Carmo/PE, no período de 10 de abril a 01 de maio de 2011. Participou ainda da 10ª Edição de Olinda Arte em toda a parte, em Dezembro de 2010, e da 11ª Edição de Olinda Arte em toda parte, em novembro de 2011. Participou da 12ª Edição do Concurso Talentos da Maturidade, na categoria Artes Plásticas, promovido pelo Banco Santander, em novembro de 2010, com o quadro de sua autoria intitulado “Máscaras Venezianas”, na técnica óleo sobre tela. Participou da 13ª Edição do Concurso Talentos da Maturidade, na categoria Artes Plásticas, promovido pelo Banco Santander, em dezembro de 2011, com o quadro de sua autoria intitulado “Vila Rural”, também na técnica óleo sobre tela. Participou do Concurso Hotel Anahí em 16/2/2012, no Aeroporto Internacional do Recife, com o quadro de sua autoria intitulado “Frevo Pernambucano”, na técnica óleo sobre tela, sendo uma das premiadas no referido concurso. Participou também em julho de 2012, do II Concurso Cultural Paisagens de Pernambuco, promovido também pelo Grupo Guamar e Anahi Empreendimentos Turísticos Ltda, concorrendo com o quadro de sua autoria, intitulado “Igreja de São Benedito-Praia dos Carneiros/Tamandaré, na técnica óleo sobre tela. Participou ainda da VII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), de 11 a 15 de novembro de 2011, homenageando o escritor Gilberto Freire, através do quadro de sua autoria, intitulado “Escravos”, na técnica óleo sobre eucatex.


É sócia fundadora da OLAA - Olinda Artistas Associados (associação ainda em fase de registro, cujo estatuto define a sua abrangência, congregando os artistas olindenses nas
mais diversas modalidades de artes, quais sejam: pintura, escultura, música, poesia artesanato, desenho,etc....).


Em junho de 2012 realizou vernissage no Restaurante Tribuna, na Rua de São Bento, no sítio histórico de Olinda. No Atelier Canto dos Artistas, localizado também na referida Rua de São Bento, expôs alguns dos seus quadros e vários trabalhos artesanais. Hoje, o referido atelier tem endereço na Rua Prudente de Morais, nº 351, Carmo, inaugurado em 03 de maio de 2013. Lá, encontram-se algumas telas de autoria da artista, bem como, trabalhos artesanais os mais diversos.


No município de Bezerros/PE, a artista tem vários quadros em exposição no Hotel Pousada Santa Fé, todos em estilo Naif, cujos motivos são regionais, como: São João, Festa Junina, Feira no interior, Paisagem Rural, Frevo, a Praia etc.
Comentários
1 Comentários

1 comentários: